terça-feira, 22 de março de 2011

Francisco Prestes Maia

Prestes Maia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde março de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.
Francisco Prestes Maia (Amparo, 19 de março de 1896São Paulo, 26 de abril de 1965) foi um engenheiro civil, arquiteto e político brasileiro.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Cursou Humanidades no Ginásio de São Bento, da capital paulista. Formou-se em 1917, pela Escola Politécnica de São Paulo em engenharia civil e arquitetura. No início de suas atividades profissionais com escritório de construções e negócios imobiliários foi nomeado engenheiro da Secretaria de Viação e Obras Públicas. Lecionou durante 10 anos na Escola Politécnica. Elaborou planos de urbanismo para Campos do Jordão, Santos, Campinas e Recife e alguns bairros de São Paulo. Ocupou, por longo tempo, o cargo efetivo de diretor de Obras Públicas.

[editar] Prefeito

Na interventoria Adhemar de Barros foi nomeado prefeito da Capital Paulista de maio de 1938 a novembro de 1945. Iniciou, então um plano de Urbanismo, em cuja execução prosseguiu na interventoria Fernando Costa. É autor, entre outras obras, dos trabalhos: "Os melhoramentos de São Paulo" e "Plano de Avenidas". Durante sua gestão na Prefeitura, deu prosseguimento a construção do Estádio Municipal da Prefeitura, projetou e abriu as avenidas Duque de Caxias, Nove de Julho, Ipiranga, Conceição, Vieira de Carvalho, São Luís, Anhangabaú, as praças Roosevelt e Clóvis Beviláqua. Construiu a ponte das Bandeiras, a Biblioteca Municipal, a Galeria Prestes Maia, alguns viadutos com exceção dos de Santa Ifigênia e do Chá.

[editar] Urbanista

Planificou os dois sistemas básicos irradiação da metrópole e da avenida "Circular" e o sistema "Y", executando inteiramente o primeiro e preparando outros trabalhos como os da avenida Itororó e avenida Tiradentes. Alargou a rua da Liberdade. Na administração Pires do Rio, elaborou um projeto de Urbanismo que foi premiado em primeiro lugar no 17º Congresso Pan-Americano de Arquitetura e Urbanismo. Foi colaborador da Revista "Investigações", e publicou vários trabalhos urbanísticos. Foi membro do Instituto de Engenharia, da Sociedade de Arquitetos de Lisboa, da Sociedade de Arquitetos do Uruguai, etc. Entre seus trabalhos citam-se: "Estudos de um Plano de Avenidas para a cidade de São Paulo", Edições melhoramentos, 1930, "O Zoneamento Urbano", São Paulo, Ed. Sociedade Amigos da Cidade, 1936, "São Paulo, Metrópole do século XX", São Paulo Ed. Prefeitura Municipal, 1945, "Insolação Escolar" e "Plano Regional de Santos", 1950.

[editar] Prefeito eleito

Em 8 de abril de 1961 assumiu novamente o cargo de prefeito municipal de São Paulo numa das maiores votações até então recebidas por um homem público. Encontrando as finanças municipais em estado precário, recuperou-as empreendendo o melhor plano de melhoria da periferia da Capital. Iniciou a construção de numerosas pontes, como as Pontes do Piqueri e Cruzeiro do Sul, sobre o Tietê, o viaduto Pacheco Chaves, Vila Matilde, Azevedo, Pirituba, Vergueiro, Paraíso, São Joaquim sobre o Córrego da Traição, o viaduto Aeroporto e o viaduto sobre a avenida República do Líbano. Incentivou a Cultura através de uma rede de bibliotecas e parques Infantis na periferia, promoveu e atacou as obras da avenida. Itororó. Reequipou a limpeza pública. Reaparelhou o sistema de saúde da Capital Paulista através de construção do hospital Municipal, do Distrital da Mooca, e em convênio com entidades promoveu a construção de postos de Pronto Socorro e outras melhorias. No Setor Funcional restabeleceu a hierarquia há muito quebrada, iniciou as promoções dentro de critérios de merecimentos, recuperou moralmente a máquina administrativa. Promulgou pela mudança do artigo 20 da Constituição Federal, a fim de que o município pudesse receber, em retorno 30% do excesso de arrecadação estadual. Como prefeito no regime democrático, revelou-se um exemplar respeitador do poder legislativo, colocando-se em seu secretariado um número de legisladores que nenhum outro prefeito admitiu. Sempre manteve as mais estreitas e cordiais relações com a edilidade paulistana, com o Poder Executivo Estadual, e também com o Judiciário.
Dá o nome também a uma avenida na cidade de São Paulo
Precedido por
Fábio da Silva Prado
Prefeito de São Paulo
19381945
Sucedido por
Abraão Ribeiro
Precedido por
Ademar de Barros
Prefeito de São Paulo
19611965
Sucedido por
José Vicente Faria Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário